segunda-feira, 20 de julho de 2009

ATIVIDADE 17

Idade Média


Integração entre pintura, escultura e arquitetura. Esta é uma das características das obras durante a Idade Média. Durante este período, a Igreja Católica exerceu forte controle sobre a produção científica e cultural. Essa ligação da cultura medieval com o cristianismo fez com que os temas religiosos predominassem nas artes plásticas, na literatura, na música e no teatro.
A pintura medieval, em especial, engloba a maior parte da arte produzida na Europa durante um período de cerca de mil anos; começou com a queda do Império Romano no século V d.C. e terminou com o começo do Renascimento, no século XIV. Ela abandonou as paisagens naturais e concentrou-se uma representação humanizada dos santos e das divindades. A pintura de murais, de vitrais e de miniaturas adquiriu grande importância.
Para desenvolver estas obras, os artistas não se preocupavam com meios tons ou jogos de luz e sombra, seus trabalhos eram sem relevo e faziam grande uso de símbolos para narrar histórias.
No final do século XIII, um artista italiano chamado Giotto criou um estilo realista que marcou o fim do período medieval na história da arte e o começo do Renascimento, e a conseqüente Idade Moderna.
“As pinturas na Idade Média são plenas de luz, de uma luminosidade, aliás, particular, gerada pela combinação de cores puras; vermelho, azul, ouro, prata, branco e verde, sem esfumaturas. A Idade Média joga com cores elementares, com zonas cromáticas definidas e hostis à esfumatura, com a combinação de tintas que geram luz pelo acordo do conjunto e que não têm como característica uma luz que envolva em claro-escuros ou que leve a cor para além dos limites da figura.” ECO, 2004, p. 100.

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